
Distribuição da flora - andares fitoclimáticos
Na ilha da Madeira segundo os investigadores podem defenir-se várias zonas de vegetação (andares fitoclimáticos), embora a altitude correspondente a cada andar de vegetação tenha uma equivalente ligeiramente superior na encosta virada a Norte, atendendo ao clima ser mais frio e húmido. Pode inclusive ocorrer a mistura de plantas dos vários andares contíguos.
Assim, a Flora Indígena actual está distribuída em altitude do seguinte modo:

O clima e o ar é mais quente e seco e apenas aos 100 m no Norte, temos uma vegetação de características xerofíticas de porte predominantemente rasteiro, adaptadas a habitats com pouca água disponível, temperaturas elevadas, forte insolação e ventos fortes com maresia, onde os arbustos raramente atingem mais de um metro.
Uma área onde a humidade relativa é a mais elevada da ilha (superior a 85%), o maior valor de precipitação (mínimo 1700mm/ano) e frequência de nevoeiros, temos alguns núcleos de Laurissilva.
Ambiente climático mais húmido e fresco onde abundam espécies características de uma floresta de transição
É caracterizada por suportar um clima rigoroso, com grandes amplitudes térmicas e ventos intensos. O granizo chega a cobrir extensas áreas nos meses mais frios.