top of page
3º andar - Laurissilva

Entre os cerca 600 e os 1300 metros, correspondente a uma área onde a humidade relativa é a mais elevada da ilha e tem o maior valor de precipitaçãoe frequência de nevoeiros, possível encontrar consideráveis núcleos de Laurissilva em bom estado de concervação. Esta floresta é de uma grande diversidade florística, proporcionam a existência de espécies únicas no Mundo, como por exemplo:

Til
(Ocotea foetens)

Classe:  Magnoliopsida
Ordem: Laurales
Família:   Lauraceae
Género: Ocotea


Curiosidade: o til é rico em óleos essenciais, os quais conferem um odor desagradável à sua madeira (daí o nome foetens,latim para fétido).

Vinhático
(Persea indica)

Classe:  Magnoliopsida
Ordem:  Laurales
Família: Lauraceae
Género: Persea


Curiosidade: Ao longo dos tempos a madeira de vinhático, de cor amarelada ou rosada, foi muito valorizada. Conhecida como mogno da Madeira, foi muito utilizada em marcenaria e caixotaria. A casca foi utilizada para curtir peles.

Loureiro
(Laurus azorica) 

Classe:  Magnoliopsida
Ordem: Laurales
Família:   Lauraceae
Género:  Laurus

 

Curiosidade: As folhas do louro são utilizadas em infusão,  como sudorífico. Quando secas, as folhas são usadas, em doses moderadas, para fazer chá, pois de acordo com a medicina caseira alivia as dores de cabeça. Contudo, a grande aplicação acontece, sobretudo, na cozinha madeirense como aromatizante.

Folhado
(Clethra arbórea)

Classe:  Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Clethraceae
Género: Persea

 

Curiosidade: A madeira desta árvore foi utilizada em embutidos, carpintaria, marcenaria, utensílios domésticos e para lenha.

Os caules eram utilizados na Madeira para a feitura de bordões, cabos para ferramentas agrícolas e varas para pesca. É cultivada em jardins, sendo conhecida, pelas suas flores, como arvore dos lírios do vale.

WalkingFlora

© 2023 by PURE. All rights reserved.

bottom of page