top of page
2º andar - Vegetação de Transição

É o segundo andar fitoclimático entre os 300 e 600 m, aproximadamente, encontramos um ambiente climático mais húmido e fresco onde abundam espécies características de uma floresta de transição, tais como:

Barbusano (Apollonias barbujana)

Classe:  Magnoliopsida
Ordem:  Laurales
Família:  Lauraceae
Género: Apollonias


Curiosidade: Ao longo dos tempos a madeira de barbusano por ser muito pesada e dura, foi sempre difícil de trabalhar, no entanto foi utilizada na construção naval  e também no fabrico de utensílios agrícolas e fusos de lagar.

Faia das Ilhas (Myrica faya)

Classe:  Magnoliopsida
Ordem: Fagales
Família: Myricaceae
Género: Morella


Curiosidade: Nas ilhas do Hawaii a faia-da-terra, foi introduzida em finais do século XIX por imigrantes açorianos ou madeirenses, sendo hoje uma planta invasora de elevado risco. A expansão no Hawaii, e o risco que existe na Austrália, Nova Zelândia e nas ilhas do Pacífico, levou o Invasive Species Specialist Group (ISSG)10 a incluir a M. faya entre as 100 espécies invasoras mais perigosas.

Azevinho
(Ilex canariensis)
 

Classe: Magnoliopsida
Ordem:  Celastrales
Família: Aquifoliaceae
Género: Ilex


Curiosidade: Ao longo dos tempos a sua madeira, devido ao seu tom amarelado, foi utilizada em embutidos e em pequenas peças de marcenaria. Os ramos devivo aos seus frutos de cor vermelha eram utilizados usados nas decorações natalícias.

WalkingFlora

© 2023 by PURE. All rights reserved.

bottom of page